Powered By Blogger

sábado, 10 de dezembro de 2011

Dezembro

Final de ano letivo chegando. Férias à vista. Dezembro, mês que a Sala de Leitura não realizou atividades. Momento de reorganização de acervo, recebimento de livros emprestados. Início de 2ª época para alguns. Encerramento das turmas do 3º ano com glamour, afinal as crianças estão saindo da escola. 




A última reunião do ano com responsáveis aconteceu nesse sábado, 10 de dezembro. Aproveitamos para  entregar os livros  da Minha 1ª Biblioteca para as turmas de Educação Infantil - os que ainda não tinham sido entregues. Foram realizados 4 encontros durante os meses de setembro e outubro com as famílias das seis turmas de nossa U.E. para compartilhar o Projeto idealizado pela Prefeitura do Rio e abraçado pela Sala de Leitura. Não fomos muito felizes nesses encontros. Dois convites foram feitos para a entrega solene, mas ... os responsáveis não compareceram. Lamentável!! Mais uma tentativa. Afinal, sou brasileira ... Alguns livros foram entregues, porém ainda ficaram muitos, muitos aguardando as famílias.
Hoje, após o acolhimento da Diretora da U.E., foi falado sobre a inicitiva da Prefeitura "Leitura nas Férias" e da "Minha Primeira Biblioteca" para os alunos da Educação Infantil e suas famílias. Os presentes ouviram a História MACAQUINHO, de Ronaldo Simões Coelho.

Ronaldo foi muito feliz ao escrever a história que transcrevo abaixo.

Toda noite o macaquinho passava para a cama do pai e ficava mexendo, e pulando, e dando chute, e não deixava o pai dormir.
Então, o pai perguntava para ele: 
-Por que você passa toda noite pra minha cama?
-Porque sinto frio.
O pai cobriu com o lençol, a colcha e o cobertor e o macaquinho ficou muitas noites sem passar para a sua cama. 
de repente, lá estava ele  outra vez. E dava chute e não deixava o pai dormir.
O pai quis saber:
-Por que você passa toda noite pra minha cama?
-Porque tenho fome. 
E o pai dava mamadeira e ele ficava muitos dias sem incomodar o pai.
Em poucos dias, lá estava ele.
E, quando o pai perguntava, um dia era de vontade de fazer xixi, outro dia era medo, no outro era porque o berço estava apertado.
E tudo o pai resolvia.
E sempre o macaquinho estava de volta.
Até o dia em que o macaquinho resolveu falar claro:
-Eu quero ficar na sua cama porque fico com saudades de você.
E  o pai entendeu, e o macaquinho o abraçou e o beijou.
E, daí pra frente, não passou mais para a cama do pai, porque brincavam juntos e o pai tinha tempo para ele.



A história ficou como mensagem para os pais e responsáveis presentes.


Esperamos que em 2012, nossas crianças consigam contagiar seus pais, incentivando-os à leitura, afinal tudo que é compartilhado, acontece de maneira muito mais satisfatória.

É LENDO QUE NOS TORNAMOS LEITOR!!


BOAS LEITURAS NAS FÉRIAS!!



 









2 comentários:

  1. Foi muito gratificante e edificante seu trabalho em 2011. Que agora em 2012 possamos dar continuidade aos projetos já iniciados e e abusarmos da criatividade para enfrentarmos os desafios deste ano!

    ResponderExcluir
  2. Linda mensagem
    Estudei na maestro entre os anos 95 a 99. Fiquei feliz em ver fotos do meu primeiro colegio. Era um colegio maravilhoso. Espero que continue assim. Abcs jessyca oliveira

    ResponderExcluir